fbpx

apresenta:

Os aromas nos fazem convites aos mais diferentes e surpreendentes destinos. Nessa jornada de imersão e experimentação dos aromas que inauguramos em uma imersão no Cerrado, a Terra Flor te convida a uma nova parada: a necessária renovação entre ciclos. Para onde os aromas vão te levar ao fazer essa passagem? Respire fundo, sinta o ambiente à sua volta. Seu próximo caminho tem o frescor da novidade – com a sabedoria de quem acumulou experiências no período que se encerra.
Quer conhecer os outros destinos que essa viagem nos levou? Acesse o outro site no topo desta página.

Para uma experiência completa, Coloque fones e aperte o play!

Os aromas te levam e te trazem

Dessa vez, a Terra Flor convida para a renovação que acontece a cada volta em torno do Sol.

O que costumava ser o ponto de partida desse giro, o início da Primavera, o calendário Gregoriano nos tirou. Deslocou a festa de renascimento e renovação para outro lugar no tempo.

Mesmo deslocados, continuamos marcando o passo do heroico percurso do planeta azul.
Uma vez por ano, celebramos a chance de fazer tudo de novo. Melhor e mais leve, se possível!
Aqui no Brasil esse recomeço tem cheiro de mar, das rosas brancas ofertadas a Iemanjá.
Tem cheiro da roupa nova, do sabonete escolhido para o último banho do ano, da comida que celebra a fartura.
À meia-noite vem o beijo inebriado de uvas brancas, o abraço apertado que transmite ao nosso próximo o mesmo que desejamos para nós mesmos: saúde, fartas colheitas, dias melhores.

É nesse momento precioso que podemos recolher todo o aprendizado de 2020. A valorização do senso de coletividade, a empatia, a sobriedade, o conhecimento construído através do método.

Num átimo, projetar essa experiência na jornada que está prestes a começar. Estender uma trilha de sabedoria conquistada sobre o nosso caminho pessoal ao longo de mais um giro ao redor do calor do Sol.

Sustentabilidade é pensar no outro.

nos desafia a concentrar atenção no que é mais humano: adaptação, cooperação, reinvenção da nossa vida.

Os aromas nos levam à renovação de energias, de relações interpessoais, da vontade de construir um futuro melhor.

O maior valor da natureza humana nem sempre se manifesta gratuitamente, como um instinto básico.


A expressão constante da verdade, a solidariedade com os vulneráveis e o foco na construção coletiva de um bem maior são manifestações que exigem nossa vontade consciente.


Vivemos tempos em que, mais do que nunca, estes valores são importantes para atravessarmos as dificuldades que pertencem à humanidade.
Acreditamos que assim é a nossa natureza, verdadeiramente humana. E, mais do que nunca, a humanidade é nossa fonte de inspiração.


A grande capacidade humana de renovação nos trouxe até aqui,
nos leva para o futuro, é nossa inspiração para 2021.

O maior valor da natureza humana nem sempre se manifesta gratuitamente, como um instinto básico.


A expressão constante da verdade, a solidariedade com os vulneráveis e o foco na construção coletiva de um bem maior são manifestações que exigem nossa vontade consciente.


Vivemos tempos em que, mais do que nunca, estes valores são importantes para atravessarmos as dificuldades que pertencem à humanidade.
Acreditamos que assim é a nossa natureza, verdadeiramente humana. E, mais do que nunca, a humanidade é nossa fonte de inspiração.


A grande capacidade humana de renovação nos trouxe até aqui,
nos leva para o futuro, é nossa inspiração para 2021.

Você se inspirou?
Rituais para novos

caminhos

Foi a natureza quem nos ensinou que a renovação acontece ano a ano, da intempérie à bonança. Toda cultura conta com rituais de celebração de novos ciclos: o registro mais antigo data da Mesopotâmia, quando a chegada da primavera no Hemisfério Norte, no final de março, era motivo de festa.
Ao vencer mais um inverno, os antigos se deleitavam com a renovação da natureza na primavera.
China
Assim como os brasileiros, os chineses usam roupas novas no ano-novo, mas sempre em vermelho: a cor simboliza transformação. É comum usar os últimos dias do ano para limpar e arrumar a casa, cortar os cabelos e presentear os deuses – uma renovação geral antes do novo ciclo.
Brasil
Por aqui é preciso virar o ano com roupas brancas, de preferência novas, como símbolo de pureza para o novo período que se inicia. Quem começou a tradição foram umbandistas cariocas que, nos anos 1970, passaram a adentrar no mar na virada do ano para deixar oferendas a Iemanjá. O ritual lembra muito o festival nigeriano do Dia de Iemanjá, celebrado em 2 de fevereiro no país africano – e, naturalmente, na Bahia.
África do Sul
Renovação também pode ser se livrar do que não faz mais sentido: no bairro de Hillbrow, em Johannesburgo, é costume no dia 1º de janeiro jogar pela janela coisas que não servem mais, como louças trincadas e até mesmo móveis inteiros. Como a brincadeira é perigosa, tornou-se cada vez mais incomum.
Rússia
Na Sibéria, é tradição reunir os que têm coragem para mergulhar em lagos congelados para plantar a yolka, a árvore do ano-novo. A tradição, além de lembrar a visita de Ded Moroz – o Papai Noel eslavo –, é um símbolo potente de renovação.
Escócia
Na cidade escocesa de Stonehaven, o costume é anterior à chegada do Cristianismo no continente europeu: pouco antes da meia-noite, homens balançam bolas de fogo pelas ruas da cidade, caminhando até o mar, onde são lançadas. A ideia é purificar a região e afastar maus espíritos para a chegada no novo ano.
Para ajudar a dar vida à nossa página de Renovação, convidamos a artista e tintureira natural Maibe Maroccolo, da Mattricaria a refletir e criar á partir do tema de um novo ciclo. Mais que uma empreendedora ou uma especialista das cores naturais, a Maibe é uma artista, e criou, a partir de pigmentos naturais, feitos com plantas conhecidas por todos os brasileiros, como o hortelã, alecrim, eucalipto, cacau, jamelão e romã, entre outros, uma obra única que renovou suas energias e nossos olhares.
Para falar de renovação, a Maibe se inspirou nos ciclos de renascimento da natureza: as cascas de árvore que vão se abrindo para dar lugar a camadas mais jovens, a fluidez dos rios que, a cada minuto, se reinventam, o rastro que a água deixa nas pedras e paredões ano após ano.

A parceria não podia ser mais natural: a Maibe acredita e vive pela natureza, e assim como as cores que ela usa para se expressar vêm de plantas e frutas, seus outros materiais não podiam ter origem diferente. São os óleos essenciais da Terra Flor que completam a composição e preservam a tinta por mais tempo, atuando como conservantes naturais.

Conheça -e se encante com- o processo criativo da Maibe que inspirou esta página, no vídeo abaixo:

Em qualquer ritual, o primeiro passo é identificar intenções: como você quer usar a aromaterapia para a renovação desse ciclo? Onde você vai concentrar suas energias no ano que se inicia? Para onde você deseja que os aromas te levem?


As aromaterapeutas parceiras da Terra Flor compartilham rituais cheios de intenção, feitos para renovar as energias do ano que se encerra. Aprenda com elas!

Sinergia

Transmutar

Para você que não gosta muito de festas de final de ano, e que vê esse período como um retorno de mágoas e recordações ruins em encontros com a família, essa receita foi inspirada para te ajudar. Nossa ideia com essa receita é transmutar e ressignificar a negatividade para um novo ciclo

Vera Gabler – @veragabler

Chuva

de amor

e força

Para você que não gosta muito de festas de final de ano, e que vê esse período como um retorno de mágoas e recordações ruins em encontros com a família, essa receita foi inspirada para te ajudar. Nossa ideia com essa receita é transmutar e ressignificar a negatividade para um novo ciclo

Beth Almeida – @betitaalmeida

Spray aromático

chuva de bençãos

Uma sinergia em spray para quem quer espalhar amorosidade e vibrações de equilíbrio. É uma benção para começar o ano!

Nicole Passos – @anaturoterapeuta

Um ritual de Renovação

Da nossa casa para a sua

por Vishwa Schoppan

Ano a ano, a casa Terra Flor faz este ritual simples: às vésperas do início do novo ciclo, pingamos uma gota de OE de Gerânio em todas as portas, janelas e entradas da casa. 

Durante o rito, mentalizamos sempre energias positivas, amigos queridos, parentes amados, animais dóceis, situações amigáveis e positivas. A ideia é afastar da casa energias de pessoas mal intencionadas, bichos peçonhentos e baixas vibrações.

Vishwa, co-fundadora e responsável técnica da Terra Flor, faz esse ritual desde 1985, quando conheceu a prática grega de, a cada ano, pingar o OE pelas entradas das casas. A crença se espalhou do Mediterrâneo para outros países da Europa, onde é comum encontrar floreiras com o gerânio em portas e janelas.

Com esse ritual tão íntimo quanto poderoso, chegamos ao fim desta página que, esperamos, seja só o começo do seu processo de Renovação.