Quando a brisa traz consigo o cheiro do orvalho fresco pela manhã, o salgado do mar no fim da tarde ou o perfume que só os cabelos de quem você ama tem… são os aromas carregando histórias – de longe e de perto -, envolvendo os sentidos e nos convidando: “vamos?”.
Pode ser para o desconhecido do mundo, para os sete mares, para terras distantes e novos saberes. Pode ser o desconhecido de si, para os novos caminhos, o encontro com outras pessoas, para a descoberta de novos sentimentos e da paz interior. Quem escolhe o caminho, a história, a jornada é você.
Nesse site, a Terra Flor reúne as crenças, valores e visão sobre a nossa história, os nossos arredores, as nossas ações e como os aromas nos conectam com o mundo. O nosso Cerrado é a primeira parte desta jornada.
Para uma experiência completa, aperte o play!
O Cerrado Preservado
Você já ouviu dizer que o Cerrado é uma floresta de cabeça para baixo? Há grandes riquezas e ecossistemas inteiros nas copas das árvores, nos troncos e no solo que dá forma ao Cerrado, mas também há segredos que estão escondidos debaixo da terra.
No Cerrado tem seca, mas nunca sede: é daqui que 8 das 12 principais bacias hidrográficas do Brasil nascem ou ganham força.
Conheça quem
protege
o Cerrado
Por causa de sua riqueza e importância no equilíbrio ambiental para o Brasil e para o Mundo, o Cerrado precisa ser protegido.
Esse ecossistema já está sofrendo com o desmatamento e as queimadas, e se elas continuarem nesse ritmo, este bioma pode desaparecer.
Conheça e apoie quem ama e protege nosso bioma.
Cerrado
em números
O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é Patrimônio Mundial da Unesco.
São 240 mil hectares de área preservada e mais de 50 espécies raras de animais protegidos.
O Parque Nacional Cavernas do Peruaçu tem mais de 140 cavernas com pinturas rupestres que datam de 11.000 anos atrás.
O Parque Nacional da Serra da Canastra é o lar da nascente do Rio São Francisco.
São quase 200 mil hectares de vegetação típica do Cerrado preservada.
Dados: WWF-Brasil, Rede Contra Fogo, ICMBio.
Foto: Vitor Marigo
Áreas de Proteção Ambiental
Em amarelo: Representação da Extensão do Bioma Cerrado no Brasil
Quem vê as curvas tortuosas do Cerrado e acha que aqui é só solo pobre e troncos retorcidos, precisa olhar de novo. Mas dessa vez, com os sentidos e o coração abertos. Escute bem e você vai ouvir o caminho d’água embaixo dos seus pés. Siga-o e você vai encontrar o lugar onde ela se liberta, em cachoeiras e rios. O Cerrado é estrangeiro dentro das nossas próprias fronteiras. É diferente – e, por isso, rico e belo.
Entrar no Cerrado pela primeira vez é sair de tudo aquilo que você conhece para redescobrir uma nova natureza, uma nova floresta, uma nova beleza, mas que sempre esteve aqui. É a paisagem de contrastes e conflitos, de seca e água, de estranhamentos e espelhos.
Se você ficar bem quieto, pode escutar o lobo-guará chegando perto. Dizem por aí que ele é mágico. Sua aparição é tão rara que petrifica aqueles que o buscam. Contam que o lobo se aproveita do fascínio para dar o bote – mas fique tranquilo – só em quem machuca sua casa.
Dados: WWF e Rede Contra Fogo
ESPÉCIES DE MAMÍFEROS NO CERRADO AMEAÇADOS DE EXTINÇÃO
Lobo-Guará, Onça Pintada, Tatu Canastra, Tamanduá-bandeira, Morceguinho do Cerrado
Grupo Pé de Cerrado – Aquarela do Cerrado / Grupo Nhambuzim – Razão:
O Cerrado das Tradições
O Brasil está em terra antiga. Uma das primeiras que se declarou independente da Pangeia e levou seu tempo para descansar, decompor e desfazer. Deixou o vento criar suas curvas e baixar seus picos.
No Brasil, o Cerrado é uma terra com sabedoria anciã e mística, de um povo e uma história viva, que começou a ser contada em paredes e que hoje contamos com palavra e verbo.
O Cerrado emMúsica, Poesia,Prosa e PalavraCantada
O Grande Sertão Veredas, Guimarães Rosa
O Cerrado da Gente
O povo do Cerrado é feito de gente que veio de longe, gente que é filha das águas, que caiu do céu, que saiu das entranhas da terra. É um povo que vem às vezes não se sabe donde. Mas que sorri, que se banha, que canta enquanto quebra coco babaçu, que vai festar depois de pegar água no Rio Paranã. É um povo feito de tantos: os que vieram, os que vêm e os que ainda hão de vir.
Entrevista
Aromaterapeuta, terapeuta Ayurveda e mestra em Reiki. Diretora do Instituto Atmo Danai, escolheu o Cerrado como casa e é parceira da Terra Flor há 13 anos. Conheça o trabalho dela por suas redes sociais.
O Cerrado dos Aromas
O Cerrado da Chuva
Cheiro de terra molhada no ar, que chega antes das gotas de chuva caírem no rosto. O aroma selvagem de breu-branco que nos cerca com sua doçura enquanto caminhamos pelo Cerrado. As palmeiras repletas de buriti. O dilúvio das frutas, grandes, pequenas, que crescem, amadurecem, caem e formam tapetes pelas ruas, estradas e florestas.
O Cerrado da Seca
O ar seco, áspero, que a gente sente quando toca na pele, que deixa o céu azul, azul, azul. E a terra vermelha, vermelha, vermelha. O aroma da vida que vence o ciclo do fogo, do deserto que se transforma em floresta. O cheiro de amarelo no ar quando florescem os Ipês. Já é quase hora do almoço e ao longe alguém prepara arroz com pequi.
ProdutosTerra Flordo Cerrado
A Terra Flor fez do Cerrado seu lar e sua fonte de inspiração, por isso nossa sede está em Alto Paraíso de Goiás, ao lado do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.
Nossas ações são para ajudar a preservar esse bioma tão rico que nos cerca, apoiando eventos e instituições que promovem a sustentabilidade na região e adotando atitudes e hábitos sustentáveis no dia a dia da nossa sede.
Todos os nossos produtos carregam essa energia de amor, cuidado e proteção, levando um pouco do Cerrado que mora em nosso coração até você.
Você pode conhecer as iniciativas locais que a Terra Flor apoia abaixo e, se quiser, ser um parceiro também!
Chapada Solidária
Festival Ilumina
Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros
Feira de Sementes e Mudas da Chapada dos Veadeiros
Obrigado por ter nos acompanhado nesta jornada pelo Cerrado! Deixamos também nosso agradecimento a todos os parceiros e projetos que estão presentes nesse material.
Música: Grupo Pé de Cerrado – Aquarela do Cerrado